Tel: (12) 3681-3393
Whatsapp: (12) 98892-1887

 

 

Trabalhando com vidro no maçarico

MAÇARICO (GLASS BEAD ou
PERLES DE VERRE)

O trabalho com maçarico e empolgante. Consiste na transformação de varetas de vidro em vários objetos de pequena proporção como, contas para colares, pulseiras e brincos, puxadores para armários e gavetas, pequenos bonequinhos, esculturas rebuscada e o que a sua imaginação e habilidade permitir. E um trabalho colorido, pois ha uma variedade enorme de cores solidas e transparentes. A chama do maçarico, chega a uma temperatura de 1200oC o que em si torna esta experiência fascinante.

 


 

 

 

Forno moldes fusing

FUSÃO DO VIDRO (FUSING)

A técnica do fusing (vidro fundido), consiste a sobrepor ainda a frio, varias camadas de vidro umas sobre as outras, e faze-las fundir, ainda no estado solido, dentro de um forno a alta temperatura. Após o aquecimento (temperatura maior que 8000 Cº) as diferentes camadas de vidro  vão formar uma placa homogênea mais espessa composta das diferentes camadas em tipo e cores, porem com mesmo coeficiente de dilatação.

O processo que pode parecer simples, mas para obter sucesso em obter a fusão do vidro de diferentes pecas de forma satisfatória, regular e durável; e indispensável ter o material e o ferramental adequados, incluindo os fornos de aquecimento, além de um certo nível de conhecimento do comportamento do vidro e das técnica de fusão. Após a fusão, pode-se obter pecas de diferentes formatos, cores e texturas efetuando o que chamamos de conformação (sagging ou slumpng), o que ocorre também e altas temperaturas porem  inferiores  as  necessárias para se obter a fusão ( 650O Cº).

 



 
 

Vitral

VITRAL TRADICIONAL

O vitral e uma arte milenar, amplamente utilizada para ornamentar igrejas e catedrais.

Ate hoje produz fascínio pela sua beleza e efeitos da luz solar que o atravessa criando imagens que transcendem a imaginação.

Consiste em juntar pedaços de vidro colorido encaixados com um perfil de chumbo ate formar o desenho desejado que e posteriormente consolidado por uma operação de soldagem a base de estanho.

 

 

 

IMG_5363

VITRAL TIFFANY

O vitral Tiffany é a técnica criada pelo americano Louis Comfort Tiffany no final do século XIX.
Com a falta de chumbo na época, Tiffany utilizou fita de cobre para unir os pedacinhos de vidro colorido e fabricar principalmente cúpulas de abajur e lustres.
Hoje esta técnica é conhecida em todo o mundo e se pode fazer uma infinidade de objetos.

Fruteira fusing

PATE DE VERRE (PASTA DE VIDRO OU GLASS CASTING)

A especialidade desta técnica consiste a dominar a coloração na massa, o que não e em si simples. A pasta de vidro, e um material que contem bolhas, e que quando recebe luz permite obter um aspecto encerado, opaco, semi-transparente, translucido ou áspero. Ao toque parece como o aveludado de um pêssego, o acetinado de uma pele delicada ou a doçura de uma superfície encerada.

O método em geral consiste em misturar grânulos de vidro ou “fritas”  de vidro, que são então colocados sobre um molde (normalmente o negativo da peca que se deseja gerar) que recebe por sua vez algum tipo de adesivo (normalmente orgânico) como goma arábica, a qual vai ajudar na fixação da pasta de vidro que será aplicada sobre a superfície.

IMG_3500

GRAVAÇÃO A FRIO / JATEAMENTO

A operação de jateamento e uma técnica que altera a superfície do vidro que e exposto a um jato de alta pressão carregando  material abrasivo que no caso do vidro e o oxido de alumínio em diferentes granulometrias.

O jateamento e um processo muito versátil com uma amplo  espectro de aplicação e diferentes efeitos.

restauracao

RESTAURAÇÕES

A atividade de restauração busca dar opções de recuperar, pecas em vidro, onde as diferentes técnicas disponíveis podem ser aplicadas isoladamente ou em conjunto.

A restauração se baseia na analise preliminar do objeto em questão.

WhatsApp Image 2019-04-08 at 18.35.50

PROJETOS PERSONALIZADOS

Criamos, desenhamos e desenvolvemos projetos de objetos em vidro.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 15.56.56

LOCAÇÃO DE MAQUINÁRIO E ESPAÇO

Temos um espaço com 400m2 à sua disposição. Todas as técnicas, como fusing, maçarico, trabalho a frio, vitral, assim como conhecimento, biblioteca e equipamentos a sua disposição. Entre em contato clicando aqui  para saber mais informações.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 15.59.53

CONSULTORIA

Se você já possui, ou pretende abrir o seu ateliê na arte de transformação do vidro; e precisa de suporte na decisão para montar sua estrutura e realizar seu sonho, seja ele voltado ao Fusing, Vitral, Tiffany, Pate de Verre / Casting ou Maçarico entre e contato conosco; podemos ajudar na revisão ou definição da estrutura necessária ( equipamentos e ferramentas ), na revisão ou programação de curvas de fusão e conformação para o fuisng, na definição de tipos de fornos e fabricantes , discutir o melhor modelo de equipamento, discutir e definir procedimentos para as técnicas de pintura a quente e a frio, rever as técnicas de vitral com chumbo, técnicas de vitral Tiffany, na definição de instalação e equipamentos para maçarico de arte (gases, geradores de oxigênio, ferramentas). Além disto propomos estágios em nossas instalações para desenvolver projetos específicos do interesse de cada profissional, não esquecendo de nossas parcerias e representação de empresas como Bullseye, Creative Glass e outras.

Procurando algum desses projetos?

Nossa pequena e apaixonada equipe está a disposição para dar asas ao seu projeto.